Você sabe como se cria um jogo ?!


Bom , hoje decidi mostrar a vocês como se faz um jogo , desde de seus primórdios até o dia da diversão , más será que é difícil ?, precisa de muita gente?, custa caro? , é cansativo?, todas as suas resposta serão respondidas logo a baixo , caso o contrario é só deixar sua pergunta nos comentários e eu a responderei !


PRIMEIROS PASSOS:Antes de se iniciar um game, é necessário que se forme um grupo. Nenhum jogo é produzido sozinho, já que fazer a história, programar e fazer o design, tudo isso por meio de uma única pessoa, demanda muito tempo. Jogos mais simples, por exemplos, podem levar 3 anos para serem feitos, se produzidos por uma única pessoa.
Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, faça um grupo de trabalho contendo programadores, designers e roteiristas, todos sendo completamente importantes para o produto final. 

PASSO 1 Tema: O primeiro passo é sempre o mais básico, e não pode ser diferente em nosso caso. O grupo deve escolher o tema do jogo, aquele no qual o game se baseará em toda a sua essência. E não estou falando de roteiro, mas sim de espaço de trabalho. Como assim?
Um modo mais fácil de se explicar isso é mostrando exemplos. Um game pode seguir uma temática de Fantasia, Medieval, Atual, Futurística, Magia,Ninjas,Samurais,Dragões entre outras e milhares de assuntos. A partir do tema é que se desenvolve a história, os personagens, os cenários, entre outras coisas.
PASSO 2 Pesquisas : Antes de se fazer qualquer coisa, é sempre necessário muita pesquisa. Ou você acha que um jogo de Assassins Creed, por exemplo, é um puro misto de memória com muita imaginação?
Para qualquer coisa é necessário saber muito sobre o tema. Seja fazer séries, filmes, jogos. Artes se baseiam em pesquisa. O que está fazendo aí ainda? Vá para a biblioteca, menino! Ou você acha que a Wikipédia teria tudo?

PASSO 3 Primeira História : O terceiro passo é reunir todos os membros do grupo para se fazer todos os passos da história, do início até o fim, para que todos os membros tenham uma idéia do que irá acontecer no game como um todo. Essa sinopse inicial não deve ter muitos detalhes, apenas o mais básico e o que servirá de guia para todos os membros do grupo.
Também devem ser esquematizados os detalhes psicológicos das personagens da história, sem design ainda, apenas para facilitar a redação e os próximos passos. Após isso, somente um membro do grupo, o roteirista, deverá fazer a história completa, essa já com todos os detalhes, o que demanda muito tempo. Entende agora porque se necessita de uma sinopse básica? Se fosse necessário um roteiro inteiro, o trabalho passaria muito tempo paralisado.

PASSO 4 Desing Conceitual : Sabe aqueles jogos que possuem bônus, e neles são liberados as artes conceituais de personagens e cenários? Você geralmente passa reto, e não entende a importância dessas artes para o jogo inteiro.
Após a sinopse estar pronta, e o perfil psicológico das personagens esquematizado, é necessário que se desenhe, a mão, todos os personagens, sejam eles principais, secundários, ou apenas figurantes. Além disso, são necessários também desenhos de todos os cenários e salas do game, para que as modelagens possam ficar prontas e serem utilizadas nos games.
Portanto, quando for jogar um game agora, preste mais atenção nas artes conceituais, menininho!

PASSO 5 StoryBoard : Após o roteiro ficar pronto, este terá sido escrito como um livro. Por isso, é necessário criar todas as falas de todas as personagens, e esse passo é recomendável você estar com todos os seus parceiros de grupo para poder criar algo agradável a todos.
Depois disso, é necessário passar tudo isso para um storyboard, que nada mais é que uma lousa, onde vários desenhos são colocados com a sequencia de cenas que o game terá, para facilitar a vida de todos no futuro. Viu, organização é tudo. Já arrumou seu quarto hoje?

PASSO 6 Modelagem : Agora é a hora de tirar tudo dos desenhos das artes conceituais e colocar tudo aquilo no computador. Para isso, o próximo passo a ser utilizado é o da modelagem.
Dependendo do tipo de game que você for criar, pode ser utilizado uma modelagem em 2D ou em 3D, e usar motores gráficos diferentes. Vou dar alguns exemplos para vocês:
  • Modelagem 3D: Blender, Zbrush, Maya.
  • Modelagem 2D: adobe after effects, Desenhos a mão, Construct 2
  • Motores Gráficos: Construct 2 para jogos 2D ou 3D de plataforma(Exemplo Mario), Unity Free, Cryengine 3,UDK entre outros.
Para iniciar o projeto, é recomendado utilizar uma plataforma Free. Mas depois, mude para uma Pro, pois um projeto feito em plataforma não pode ser comercializado, então você não terá nenhum lucro com seu projeto.

PASSO 7 Programação : Essa é a parte mais técnica do processo. Aqui, são necessários que os programadores escrevam os códigos necessários que darão movimentos e mecânicas do jogo (não só do personagem, mas de tudo. TUDO!). Essa também é a parte mais trabalhosa, não pela dificuldade, mas pelo tempo gasto.
Por isso é recomendado que os membros do grupo saibam escrever em C++, C# e Java, pois essas são as principais linguagens utilizadas. Além disso, é nesse passo que seu game começa a tomar forma, o que torna esse passo muito interessante.

PASSO 8 Registro em Cartório: Todas as empresas, antes de criar algo, registram a patente de diversas formas diferentes. Você claro que não precisa de tudo isso, mas um registro simples é necessário.
Isso porque qualquer um pode olhar o seu programa e tomar como seu, e só pode ser provado que tudo aquilo é uma criação sua se for comprovado em cartório. Portanto, não perca tempo, registre seu jogo antes de mostrá-lo a qualquer um!

PASSO 9 E AGORA APROVEITE A BUFUNFA E A DIVERSÃO ! 
Finalmente, não? Depois de longos e cansativos passos para se criar um jogo, ele está pronto! Você agora pode aproveitá-lo, mostrar aos amigos, divulgá-lo, e vendê-lo, caso o tenha produzido em uma plataforma PRO.
Caso você já seja um Game Designer, conte aqui sua história, e como foi criar seu game favorito. É importante para nós a comunicação do leitor, pois ter experiências diferenciadas pode ajudar quem está pensando em seguir carreira na área.
By : Jnmatanoob

2 comments:

  1. Nossa muito obrigado , estava mesmo querendo aprender mais sobre isso ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Á ainda muitas coisas que em breve detalharei aqui :D !

      Delete